A depressão é a principal causa de doenças relacionadas à saúde mental afetando um total de quase 300 milhões de pessoas em todo o mundo segundo a OMS. O tratamento convencional para tratar a depressão é feito através de antidepressivo, terapia cognitivo-comportamental, bem como foi incorporado ao tratamento os exercícios físico.
Os benefícios dos exercícios na depressão já é bastante documentado, para promover efeitos neurofisiológicos cujos resultados podem ser comparados ao tratamento com fármacos. Uma das modalidades de exercício mais prescrita é o treino aeróbico, no entanto, o treinamento de força é capaz de promover alguns benefícios no combate a depressão você sabia ?
Nesse artigo você vai entender:
- O que é a depressão ?
- O que a atividade física beneficia na melhora da depressão ?
- Como começar?
- Quais os benefícios da musculação no quadro depressivo ?
O que é a depressão ?
A depressão é uma doença que manifesta sintomas tanto físicos quanto emocionais, afetando o corpo e a mente pela interferência na habilidade pessoal. Falta de disposição e motivação para: estudar, comer, dormir, trabalhar, praticar atividades físicas e até mesmo socializar se tornam desagradáveis e cansativas demais para quem sofre dessa doença e isso se dá fisiologicamente pela redução dos neurotransmissores do sistema nervoso central e com isso diminuição da atividade cerebral.
Afinal, Quais os benefícios dos exercícios na melhora da depressão ?
Além do suporte multidisciplinar, a atividade é valida para melhorar a ativação neural e aumento da liberação de endorfina que provoca sensação de bem-estar e que estão em menor quantidades no cérebro depressivo.
Também há melhora na estabilidade emocional, da positividade, autocontrole psicológico e do humor. Isso acontece porque a musculação alivia a ansiedade e a insônia, estimulando a produção de hormônios como o GH (hormônio do crescimento) e a testosterona e inibe a produção de cortisol no corpo, hormônio sintetizado em situações de stress que reduz a capacidade do sistema imunológico e aumenta a produção de gordura corporal.
Como começar a colher os benefícios dos exercícios?
É de bastante importância saber que a orientação vai fazer toda a diferença, principalmente em treinos de musculação, pois uma má orientação atrapalha a produção ideal de hormônios e acentuam a produção de cortisol prejudicando todos os benefícios contra a depressão.
No começo o ideal é a prescrição baseada no nível de humor do praticante, atividades mais voltadas a flexibilidade e aeróbica na dose ideal potencializam os resultados e em quantidade de 1 a 2 horas por semana com intensidade leve a moderada.
Quais os benefícios da musculação no quadro depressivo ?
Apesar das atividades normalmente ter a característica multimodal nas academias, a eficácia do treinamento de força na depressão ainda é pouco estudada quanto ao nível da intervenção em se tratando de parâmetros neurofisiológico, porém, com o aumento da adesão nos treinos e progressão de intensidade os benefícios no ganho de força e massa muscular é substancial para que seja incluído nos programas de atividade física a prescrição da musculação para pessoas com depressão. Melhora da composição corporal aumentam a autoestima dos praticantes e auxiliam na melhora da qualidade de vida.
Portanto, lembre-se de que a depressão necessita de cuidados multidisciplinar, com os benefícios proporcionados pelos exercícios orientado, colaborará para o seu bem-estar de forma completa.
Referencia:
– The Effects of Exclusively Resistance Training-Based supervised Programs in People with Depression:
A Systematic Review and Meta-Analysis of Randomized Controlled Trials (Carneiro et al, 2020)
Leia mais : Como emagrecer de forma saudável.