Dicas

Saiba como emagrecer de forma saudável de um vez por todas!

O emagrecimento é um dos desejos da maioria das pessoas que frequentam uma academia. Mas muitas se perguntam como de fato emagrecer de forma saudável. Porém, a grande dúvida é: “em quanto tempo os resultados irão aparecer e se será sustentável? ”.

Neste conteúdo iremos abordar o que é o emagrecimento saudável de forma que não leve a compensações futuras, quanto tempo demora para conquista-la e dicas de como tornar o emagrecimento saudável um hábito.

Por isso, atente-se aos detalhes e coloque-os em prática, para assim, ter seu objetivo conquistado.

Iremos abordar:

  • O que é o emagrecimento saudável?
  • Como de fato emagrecer de forma saudável?
  • Erro comum no processo de emagrecimento.

O que é o emagrecimento saudável?

Se você já passou por vários tipos de dieta e treinos mirabolantes, mas ao final alcançou o objetivo e recuperou tudo de novo, esse post é para você. Não há como escapar, o que realmente funciona é a reeducação alimentar ponderada e sempre que usamos de artifícios e atalhos a conta chega no final.

Sabendo escolher os alimentos certos, com porções equilibradas, e comendo em intervalos fracionados, o emagrecimento é eficaz e saudável. Se combinado com atividade física, o resultado é potencializado.

De acordo com informações da Organização Mundial da Saúde, dietas pouco saudáveis e sedentarismo são fatores de risco para as principais doenças não transmissíveis, como as cardiovasculares, hipertensão arterial, câncer e diabetes.

Pensando em como reduzir os altos níveis de obesidade e os males que a alimentação inadequada pode causar, a OMS aprovou uma Estratégia Global com recomendações para sermos uma sociedade mais ativa, e tentar até 2030 reduzir em 15% o sedentarismo do contrário os gastos irão escalonar com os tratamentos das doenças.

Então, o emagrecimento saudável tem a premissa de conseguir tornar as pessoas mais saudáveis metabolicamente por que a perca ponderal não é um estimulo adverso ao corpo. Vou dar um exemplo na prática para melhor entender.

Mas de fato como emagrecer de forma saudável?

Quando falamos em emagrecimento não podemos abdicar da fisiologia do corpo humano. Existem processos e reações químicas que fazem o nosso organismo tentar entrar em equilíbrio o tempo todo e sempre diminuir os gastos para poupar energia. Isso vem desde a pré-historia , o processo de luta e fuga contra outros animais e outros humanos por território fez o nosso sistema biológico ter uma reserva energética para estas situações.

Geneticamente mudamos pouco quanto a isso só que não precisamos mais lutar pela sobrevivência então não gastamos mais a energia que era fonte para essa situação e com o avanço da humanidade começamos a ingerir produtos processados e cheios de calorias o que nos deixou cada vez mais poupando.

A conta atual é simples:

MENOS GASTO + MAIS ACUMULO = AUMENTO DO PESO

Então o processo de emagrecimento saudável visa em mudar os hábitos de quem procura emagrecer para “burlar” o processo natural onde o corpo busca sempre o estoque (gordura) mas para esse processo dar certo precisamos ter em mente que esses hábitos não precisam ser extremistas pois isso gera stress e que possivelmente iremos pôr tudo a perder.

Dica extra: Vou deixar aqui para você um artigo muito bom que escrevi que explica 4 exercícios de perna para potencializar seu emagrecimento.

Erro comum quando se fala em emagrecimento.

Quando falamos sobre emagrecimento saudável, falamos de saúde, cuidados, dietas, qualidade do sono e exercícios, invariavelmente falamos sobre o nosso metabolismo, dentro disso, temos o metabolismo basal que é a quantidade mínima de energia que o seu corpo precisa para sobreviver necessária pro seu coração continuar batendo, pra você continuar respirando e isso é a base que precisamos para está vivo.

O que ocorre é que com dietas muito restritivas nós levamos nosso organismo a ingerir menos calorias que o necessário ate para a sobrevivência do nosso organismo. Isso a um curto prazo nos traz o resultado tão esperado dos números da balança diminuindo e as roupas voltando a caber mas, de certa forma é algo tao agressivo a seu metabolismo que força ele a sobreviver com menos e com isso ele vai se tornando mais “preguiçoso” pois foi a única forma que ele teve de não entrar em um colapso devido a baixa de nutrientes ingeridos.

Depois que o objetivo é alcançado voltamos a comer um pouco mais ou comer normal so que estamos esquecendo de algo que ocorreu no processo : você levou seu organismo  a limites não alcançados e ele agora ta mais lento então tudo que entra de nutriente ele quer estocar para outra possível “barra” que ele possa sofrer. É desse estimulo de restringir demais e compensar que vem o efeito sanfona que muito é comum.

Um exemplo didático é:

Digamos que João tem uma taxa metabólica basal de 2000 calorias para se manter vivo no dia, ele está acima do peso e decide cortar comidas, pular refeição e praticar exercício de modo que sua ingestão é de  apenas 1500 calorias + o déficit do treino. No final de 1 mês João conseguiu dar um déficit grande e perdeu peso, mas em compensação as custas do sacrifício da sua taxa metabólica onde a resposta do organismo fez com que seu metabolismo diminuísse para 1600 para tentar se manter vivo já que nunca tinha uma oferta de 2000. Agora com o metabolismo mais lento ele voltou aos hábitos ruins de alimentação e a conta chegou com um acumulo mais rápido que da vez anterior visto que o metabolismo dele esta mais lento.

Conclusão

O tripé do emagrecimento saudável é formado por uma alimentação balanceada, atividade física e uma boa qualidade de sono, sem os 3 alinhados você tem menos chances de alcançar os seus objetivos, é muito comum agir pela impulsão e entrar na academia motivado a melhorar, separamos um tempo do dia e pensamos que isso por si só é suficiente para o resto, cortamos o pão e o refrigerante e até conseguimos alguma resposta e ao chegar aquele objetivo diminuímos o ritmo e a frequência para ter a manutenção. Em outras palavras, perdemos o foco e com isso tornamos a perder tudo que foi construído. Para então criar o hábito é necessário percas ponderais com estímulos adequados tornando o processo um pouco mais lento porem duradouro.